Saúde - Quarta-feira, 01 de Julho de 2020

Saúde confirma caso de dengue no município

A Secretaria Municipal de Saúde confirmou um caso de dengue autóctone (adquirido no município) em São Martinho da Serra. O exame foi confirmado em laboratório e comunicado à 4ª Coordenadoria Regional da Saúde (CRS).O estado de saúde do paciente é estável e o mesmo não precisou ser hospitalizado. O caso será acompanhado pelo setor de saúde e as medidas de contenção serão intensificadas pela agente de endemias.A orientação geral é para que as pessoas não deixem espaços com água parada, pois, o mosquito transmissor (Aedes aegypti) da dengue, zika e chikungunya, se reproduz com facilidade nesses ambientes.O que é possível fazer em casa?– Manter a caixa d’água sempre fechada; – Encher de areia, até a borda, os potes e os vasos de plantas; – Não deixar a água da chuva acumular em recipientes; – Manter tampados tonéis e barris de água; – Guardar garrafas de cabeça para baixo; – Recolher seus resíduos; – Usar repelente; – Utilizar inseticida em locais escuros; – Atenção às piscinas, especialmente as de plásticoCom a colaboração de todos, é possível combater os criadouros do mosquito e manter as famílias protegidas.