Saúde - Quinta-feira, 26 de Setembro de 2019

Uma forma inovadora de gestão do Sistema Único de Saúde (SUS)

Você sabia?São Martinho da Serra faz parte do CIRC - Consórcio Intermunicipal da Região Centro – RS.E o que isso significa?O consórcio intermunicipal de Saúde é uma iniciativa autônoma de municípios localizados em áreas geográficas próximas que se associam para gerir e prover conjuntamente serviços à população das cidades participantes.A Secretária de Saúde, Simone Trindade, explica que os pedidos de exame feito pelos médicos da Unidade (solicitando urgência) estão sendo liberados pelo consórcio.Através do consórcio intermunicipal, são liberados exames de sangue, ginecológicos, entre outros exames laboratoriais que os pacientes da Unidade podem realizar em diversos laboratórios de Santa Maria - RS.Para mais, a Secretaria de Saúde também proporciona transporte para os pacientes que necessitam fazer os exames nas cidades vizinhas. “Além disso, as crianças que passaram por avaliação médica na Unidade e necessitam de acompanhamento neurológico ou psiquiátrico, estão sendo acompanhadas através do CIRC em Santa Maria-RS”, diz Simone Trindade.Além do acompanhamento médico, as crianças podem fazer exames como: tomografia, eletrocardiograma e encefalograma por meio do consórcio.Para completar, através do CIRC, as gestantes do município podem fazer o ultrassom morfológico (1º e 2º trimestre de gestação), o ecocardiograma com doppler fetal e o ecocardiograma (3º trimestre de gestação).“A gente sabe que a fila de espera no HUSM para esses exames é muito grande. Por isso, disponibilizamos os exames através do convênio intermunicipal”, finaliza a Secretária de Saúde do município.Mais informações sobre os exames realizados através do consórcio, bem como outros serviços, entre em contato com a Unidade Básica de Saúde.