Administração - Segunda-feira, 19 de Agosto de 2019

São Martinho da Serra se junta ao Sistema de Segurança Integrada (SIM)

Por intermédio da Secretaria Estadual de Segurança Pública, o município aderiu ao termo de cooperação para se inserir no Sistema de Segurança Integrada.O Sistema de Segurança Integrada com os Municípios (SIM) foi criado a partir da necessidade de unir esforços entre instituições federais, estaduais, municipais e a sociedade civil organizada para o enfrentamento da violência e da criminalidade no Rio Grande do Sul.Por conta disso, foi encaminhado a Câmara Municipal de Vereadores o Projeto de Lei 021/2019, que visa a autorização para incluir ação no Plano Plurianual (2018-2021) e na Lei de Diretrizes Orçamentárias 2019, (Lei 1.070/18), bem como autoriza a abertura de crédito adicional especial, no valor de R$ 103.567,04, do orçamento vigente. O projeto encontra-se em tramitação, mas foi rejeitado em regime de urgência pela maioria dos vereadores. Importante salientar que o município possui um crédito orçamentário, no valor de R$55.954,12, a ser repassado pela demanda eleita na Consulta Popular de 2018 e, ainda, a previsão de um investimento com recursos próprios, no valor de R$ 47.612,92. Assim, se requer a abertura do crédito adicional especial de R$ 103.567,04.Além disso, com a finalidade de minimizar os investimentos com recursos próprios necessários para o desenvolvimento deste projeto, a Administração orientou a população para que, durante a Consulta Popular, priorizasse a opção de vídeo monitoramento e cercamento eletrônico possibilitando o monitoramento das vias públicas e o acompanhamento das movimentações ocorridas no município.Essa prioridade pode impactar positivamente a redução de furtos de animais e outros crimes que possam ocorrer na cidade.