Saúde - Quinta-feira, 15 de Agosto de 2019

A Rede Estratégia Saúde da Família no Município

Há alguns dias, publicamos sobre o trabalho das agentes comunitárias de saúde. As nove agentes comunitárias do município realizam um trabalho de mapeamento, visitação, avaliação e encaminhamento das pessoas ao serviço de saúde.Além disso, em alguns casos, as agentes se deparam com violência doméstica, maus tratos, trabalho infantil ou, ainda, violência sexual.“Quando nos deparamos com essas situações, uma notificação é feita, de forma sigilosa para preservar a família”, afirma a agente de saúde, Marize Pinheiro da Silva.A agente de saúde explica que o trabalho é realizado junto ao Conselho Tutelar e a Assistência Social. Além disso, existe uma rede de atendimento municipal, também vinculada as Secretarias de Educação e de Saúde, que busca solucionar problemas de violação de direitos.“As agentes de saúde, por estarem em contato direto com as famílias, conseguem acompanhar as dificuldades, as relações e as potencialidades de cada família. Essa orientação faz parte do cuidado como um todo”, expõe a enfermeira da Unidade Básica de Saúde, Lenise Dias.Ainda, a enfermeira esclarece que o programa Estratégia Saúde da Família (ESF) proporciona um cuidado contínuo que vai da criança até o idoso. “Quando pensamos em estratégia, não pensamos no trabalho separado de cada profissional, pensamos no cuidado que envolve todas as áreas. Nosso trabalho acontece em conjunto”, completa Lenise Dias.Quer saber mais sobre o trabalho das agentes na comunidade? Acompanhe o site. Essa reportagem foi dividida em três partes (início, meio e fim). Logo postamos novas informações.