Administração - Segunda-feira, 12 de Agosto de 2019

Relatório completo sobre as condições atuais da RS 516 será enviado a Famurs

Há poucos dias, informamos sobre a Comissão criada pela Famurs para tratar dos acessos asfálticos. O Prefeito, como membro da Comissão e um dos representantes dos municípios sem asfalto, ficou encarregado de conduzir o relatório completo da RS 516, no prazo de 30 dias.Assim, até o final da semana, o relatório em formato de dossiê será encaminhado a Famurs. Esse relatório é um documento detalhado sobre o estado atual da RS 516. De acordo com a engenheira civil, Jéssica Venturini, a Famurs orientou preencher o documento dando como dica não seguir o que existe no projeto do DAER-RS, mas levando em consideração a opinião dos munícipes sobre a estrada.“Para responder algumas perguntas, eu entrei em contato com a Maria Goreti Scremim, um dos membros da comissão Asfalto Já, criada pelos vereadores e outros integrantes da comunidade de São Martinho da Serra”, conta a engenheira.A engenheira da Prefeitura informa que no dossiê constam perguntas bem básicas, como por exemplo: o ponto inicial e final da obra, a extensão da rodovia e a situação atual do trecho. O relatório também questiona se a empresa responsável pela execução da obra encontra-se economicamente viável e, segundo a Maria Goreti Scremim, a empresa faliu.Outra pergunta importante é sobre o projeto técnico e, conforme a engenheira civil, o projeto necessita de atualização, pois deixaria de fora cerca de 60 famílias do bairro Caturrita, de Santa Maria-RS.“A gente sabe que a ERS 516 está paralisada no momento. Foi no final do governo Britto, em 1998, que aconteceu a assinatura de um contrato para a pavimentação da estrada, mas, depois disso, houve um início de obra (no sentido Santa Maria até São Martinho da Serra) que ficou sem andamento. Desde lá, a Administração e a comunidade vêm lutando para ter o asfaltamento”, esclarece Jéssica Venturini.Também consta no dossiê um levantamento fotográfico da rodovia apontando as condições atuais, como: largura, paradas de ônibus, redes elétricas, pontes e várias casas ao longo do caminho.O asfaltamento da ERS 516 é muito importante para o município, pois o trecho é o principal acesso até Santa Maria-RS.