A Ouvidoria é um órgão que funciona como uma ponte entre a população e a administração pública. É um serviço aberto ao cidadão para receber manifestações: denúncias, sugestões, reclamações e também elogios referentes aos diversos serviços públicos prestados à população.
A Ouvidoria recebe as manifestações, encaminha aos órgãos competentes e monitora-as até uma resposta final, dando retorno ao cidadão. Imperioso ressaltar que ambos os públicos, externo (cidadãos) e interno (servidores) podem recorrer à OUVIDORIA, por se tratar de poderoso instrumento de transparência na gestão dos recursos públicos. Na hipótese de a questão não ser de sua competência, a Ouvidoria orientará o cidadão quanto à maneira mais adequada para o seu atendimento.
O Município de São Martinho da Serra tem sua Ouvidoria operando através da plataforma Fala.BR, criada e disponibilizada pelo Governo Federal aos municípios do país, que pode ser acessado conforme abaixo:
RELATÓRIO DE GESTÃO DA OUVIDORIA - 2022
RELATÓRIO DE GESTÃO DA OUVIDORIA - 2024
A plataforma Fala.BR é uma ferramenta que possibilita manter um interação ágil e direta entre gestor e sociedade civil, através do encaminhamento de manifestações (denúncias, reclamações, solicitações e sugestões). ACESSAR O SISTEMA